11 de out de 2012

Capítulo VI: Hard’n’Heavy: A nova e definitiva cara do Rock

Outro Gênero de grande importância e, provavelmente, o mais influenciador e delineador para muitos estilos vindouros foi o Heavy Metal, que segurou praticamente sozinho nas costas as cifras do Rock na década de 80 quando tudo parecia que ia ruir pelo grande apelo comercial da música pop da época. Elementos claros como o uso de escalas modais, influências na música clássica, células rítmicas mais rápidas e diversificadas além de temáticas mais sérias ou mesmo sombrias distinguiu o Heavy do Hard Rock. Mitologia, ficção e poesia eram temas recorrentes nas letras. O visual também começou a tornar-se característico, o preto como principal cor, diferente do colorido e glamuroso, por assim dizer, do Hard Rock. Novamente, nos anos 70 o Rock influenciou o mundo da moda, uma sub cultura masculina emergiu fortemente com o Heavy Metal, que foi tachado por um período como uma “sub cultura da alienação”, por seguir um código de autenticidade exclusivo, baseado na devoção e lealdade à sua músicae a sua própria maneira de vestir-se e comportar-se. No entanto, esse código demandava uma forte oposição ao sistema autoritário da sociedade em geral. O termo “poser” (para determinar pessoas falsas ou impostoras) surgiu, assim como o termo ”true” (para determinar o contrário) e são usados até hoje por outras culturas, com o mesmo significado. Os fãs mostraram pra indústria a grande possibilidade de lucros porque contribuíram diretamente com a criação de fanzines e merchandising dos seus ídolos. Muito bem explorado pelo Kiss nos anos 70 até hoje.

O grande nome e principal banda foi o Black Sabbath, de onde saiu Ozzy Osbourne, um dos maiores astros do rock até hoje, e Toni Iommi, a síntese da guitarra no Heavy Metal, rivalizando com The Beatles, Led Zeppelin, The Rolling Stones e Pink Floyd na história do Rock. O Black Sabbath criou o Heavy e foi seguido por muitos, inicialmente na Inglaterra e Europa e depois nos EUA. No início, além deles, o Deep Purple, com aquele som com teclados portentosos fazendo o contraponto a guitarra virtuose, elementos de suma importância a todos os estilos dentro do universo da música pesada, lideraram essa corrente, seguidos logo em seguida, já nos anos 70 pelo Judas Priest, Motorhead, UFO, Rainbow (banda que lançou Dio para o estrelato), Scorpions da Alemanha, Triumph do Canadá, Van Halen, Captain Beyond, Bow Wow do Japão, e tantas outras.

A partir do fim da primeira metade dos anos 70, o Heavy Metal começou a mostrar estilos distintos, inicialmente por regiões. O Heavy Metal americano tinha uma cara, enquanto que o inglês e europeu mostrava outra faceta. Com o surgimento do Punk Rock e a ascenção da Disco Music as primeiras bandas perderam terreno mercadologicamente e as bandas criaram a própria cena independente seguida pela sua audiência devota. Assim surgiram movimentos como a NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal – Nova Onda do Metal Britânico) que determinou uma linha musical a ser seguida e nos EUA o início do Thrash Metal. Mas esse assunto fica outra oportunidade.

Nenhum comentário: