18 de out de 2012

Capítulo VII: Glam, Glitter & Punk Rock: Performáticos ou andróginos, da contestação ao pop

Os anos 70 foram marcados pela grande quantidade de artistas e pela qualidade dos mesmos. Embora nessa mesma década o Rock tenha começado a dar sinais de cansaço. No início surgiram diversos estilos e sub gêneros e aqui vamos nos ater ao Glam Rock também conhecido Glitter Rock e que deu origem a outros estilos como o Punk Rock, o Glam Metal, o Gothic Rock e influenciou outros como a New Wave, o Pop Rock e também a moda nos anos 80.

A característica mais marcante do Glam Rock foi realmente o lado visual. Roupas extravagantes, maquiagem, sapatos de plataforma, glitter e purpurina, muitas cores e também uma androginia latente, quer fosse verdadeira ou teatralizada em outros casos. A Inglaterra novamente teve grande importância no movimento com artistas como T. Rex, Gary Glitter, David Bowie, Elton John, Sweet, Roxy Music, Slade etc. Os EUA também teve seu papel com músicos influentes até hoje. Lou Reed, New York Dolls, Jobriath, Kiss e Alice Cooper pra citar alguns. Com seus efeitos pirotécnicos e shows altamente teatrais, o Kiss teve uma grande importância e influenciou toda uma geração, inclusive o Heavy Metal, o Hard Rock e o Glam Metal, além de trazer uma grande contribuição ao marketing para os artistas com suas idéias revolucionárias nessa área para a época. Paralelamente, outros artistas que misturavam esse rock teatral com performances mais fortes e agressivas também deram as caras no início dos anos 70, como The Stooges, MC5, Iggy Pop. E, no meio da década, Suzi Quatro, The Runaways surgiram e fincaram a sua bandeira no mundo roqueiro, eram mulheres dando as caras nesse mundo quase que totalmente masculino. Vários filmes também ajudaram a fomentar a cena Glam e Glitter nos anos 70 como The Rock Horror Picture Show (75), Phantom of the Paradise de Brian de Palma (74), Slade in Flame da banda Slade, Ziggy Stardust and The Spiders From Mars (73) de David Bowie, esse talvez o mais emblemático deles.

Essa mistura de visual exagerado (na grande maioria das vezes kitsch), maquiagem, teatro e agressividade fez surgir um novo estilo muito importante na história do Rock. O Punk Rock surgiu como reação à artificialidade das bandas à época e também em resposta a Disco Music que estava em ascensão. Apesar de rivalizar com esses músicos e condenar os mesmos, muitos elementos da música em si, do estilo Glam, foram amplamente explorados pelo Punk Rock, assim como parte do visual, maquiagem e mesmo covers desses artistas. O Punk também influenciou a moda na época e continua influenciando até hoje. Em 1976, Os Ramones nos EUA e o Sex Pistols e o The Clash na Inglaterra surgiram e tornaram-se os pilares do Punk Rock, sendo reverenciados até hoje. A revolta e rebelião contra o stablishment, a ideologia anti autoritarismo formavam o mote da vez e transformou o Punk Rock em um dos mais importantes, senão o maior, fenômenos culturais e musicais do Reino Unido. E, obviamente influenciou e/ou gerou alguns sub gêneros e estilos nos anos vindouros como o Post Punk, a New Wave, o Rock Alternativo e o Pop Punk. 


Nenhum comentário: